Correções das rejeições do arquivo fiscal Sintegra


REGISTRO 10

A função do Registro 10 é fornecer as informações do estabelecimento, como: CNPJ, Inscrição Estadual, Nome do responsável que assina pela empresa, Cidade, Estado, Telefone, fax e data inicial e final dos dias gerados daquele mês desejado.

Os erros mais comuns nesse registro são erros de CNPJ e Inscrição estadual invalidas, como identificado na imagem abaixo.

 

 

Como observamos na imagem acima, o validador identificou duas rejeições no registro 10, no campo CNPJ\CPF e Inscrição. Ao clicar na rejeição no “Relatório de Críticas”, no espaço abaixo, será mostrada a linha e o campo que está incorreto, em vermelho e destacado, como observamos na imagem.

Para corrigir esse tipo de erro, você deverá entrar no sistema Satwin no menu (Cadastro) > (Dados da empresa) e corrigir o CNPJ e inscrição estadual, como na imagem abaixo.

 

  

REGISTRO 11

A função do Registro 11, é informar os dados complementares do estabelecimento, como Rua\Avenida, Numero, Complemento, Bairro, CEP.

Um erro muito comum no Registro 11, é no campo “Numero”, como conseguimos observar na imagem abaixo:

 

 

A correção desse erro é muito simples, basta acessar o sistema Satwin, no menu (Cadastro) > (Dados da empresa), e preencher o campo “Numero”, como na imagem abaixo.

 

 

REGISTRO 50 e 54

A função do registro 50 é informar o cabeçalho das notas tanto de entrada quanto de saída, como: CNPJ do fornecedor ou cliente, Inscrição estadual, data de emissão, Estado, Modelo, Serie, número da nota, CFOP que contem nos itens da nota, e valores totais como Total da nota, total da Base de cálculo ICMS, Total do valor ICMS, Total de Isento e não tributado e Total de Outros valores.

OBS.: Vamos identificar vários erros neste registro. A cada erro desse registro irá aparecer também um erro no registro 54, geralmente para cada item da nota. Ou seja, caso o erro for apenas no cabeçalho da nota, ao corrigir, os demais erros referentes ao registro 54 (Registro dos itens da nota) também irão ser corrigidos. Vejamos os exemplos abaixo.

  • Erro de CNPJ de fornecedor para nota de “Entrada”.

 

 

Como identificamos na imagem acima, conseguimos observar que o campo CNPJ-CPF está incorreto. Também é possível concluir que, como apareceu 4 erros no registro 54, esta nota possui 4 itens. Ou seja, quando corrigimos o CNPJ-CPF da nota, estes outros erros também serão corrigidos.

Como identificar a nota e sua data de entrada?

Ao clicar no erro, como na imagem abaixo, conseguimos visualizar a linha do arquivo que está incorreta, e por ela visualizar a data e o número da nota. 

 

 

Agora, que conseguimos identificar o número da nota e sua data, fica fácil de localizar no sistema Satwin. Basta ir no menu (Estoque) > (Entrada) > (Altera Nota), selecionar a “data” da nota, e clicar em “Executar busca”. O sistema irá lhe mostrar na tela todas as notas daquele dia. Agora e só localizar o número da nota, pois assim conseguimos identificar o seu fornecedor, de acordo com a imagem abaixo.

 

 

Localizado o código ou nome do fornecedor, é só ir até o menu (Cadastro) > (Fornecedor), e corrigir o CNPJ.

 

 

OBS.: ESSE PROCEDIMENTO VALE PARA TODO TIPO DE ERRO NO CADASTRO DE FORNECEDOR. COMO “INSCRIÇÃO ESTUDUAL” e “ESTADO E CIDADE”.

  • Erro de “Modelo” em nota de “Entrada”.

 

 

O erro de “Modelo” de nota fiscal é muito comum de ser encontrado, mas sempre passa despercebido pelo usuário. O procedimento para corrigir esse erro é bem simples. Como foi demonstrado no erro anterior, já sabemos identificar a data e o número da nota, certo!? Então agora é abrir o Sistema Sawtin, no menu (Estoque) > (Entrada) > (Altera Nota), localizar a nota e clicar duas vezes, para que no campo abaixo apareça as informações daquela nota. (Imagem Abaixo).

 

 

Como observamos na imagem acima, e só alterar o modelo da nota para 55, neste caso, e clicar em salvar.

OBS. IMPORTANTE!

  • Nota com chave eletrônica (Nota fiscal Eletrônica) o modelo sempre será 55.
  • Nota sem chave eletrônica (Nota de bloco) o modelo sempre será 01.
  • Nota Telecomunicação (Serviço de telefonia) o modelo sempre será 22.
  • Nota de Energia Elétrica, (Conta de Luz) o modelo sempre será 06.

 

  • Erro de número de “Serie” em nota de “Entrada”

 

 

Os erros de “Serie” também são fáceis de resolver! Como observamos na imagem acima, ele não referencia o erro diretamente no registro 50, assim não conseguimos identificar a data de entrada da nota, apenas o seu número. Ou seja, quando for pesquisar a nota no sistema Satwin, neste caso deverá colocar a data inicial e a data final do mês, e ao localizar o número da nota dar dois cliques. (Imagem Abaixo)

 

 

Localizando a nota é só alterar o número de “Serie” da nota para “1”. Todo número de “Série” de nota fiscal, pode ser considerado como “1”.

  • Erro de “CFOPs” nos itens da nota de “Entrada”.

 

 

 

Em relação aos erros de CFOPs, primeiramente temos que entender o que é um “CFOP de saída” e um “CFOP de entrada”.

Os CFOPs são divididos em 4 situações. São elas: entrada, saída, fora do estado e dentro do estado. Vejamos como identificar cada um, com os exemplos abaixo:

  1. 1.       CFOPs iniciados com o número 1 ou 2, serão CFOPs de entrada de mercadoria.

1.1   CFOPs iniciados com o número 1, são mercadorias compradas de fornecedores dentro do estado do estabelecimento.

1.2   CFOPs iniciados com o número 2, são mercadorias compradas de fornecedores fora do estado do estabelecimento.

 

  1. 2.       CFOPs iniciados com o número 5 ou 6, são CFOPs de saída de mercadoria.

2.1   CFOPs iniciados com o número 5, são mercadorias vendidas para clientes dentro do estado.

2.2   CFOPs iniciados com número 6, são mercadorias vendidas para clientes fora do estado.

 

Agora iremos corrigir o CFOP incorreto da nota no sistema Satwin. Como na imagem acima, já identificamos o número da nota, data de entrada e o número do CFOP incorreto em destaque em vermelho. Então basta ir ao menu (Estoque) > (Entrada) > (Altera Nota) e preencher o CFOP correto. (Imagem abaixo)

 

  

Como observamos na imagem acima, existem dois itens da nota que contém o CFOP 1344, que o “Validador Sintegra” identificou como incorretos. Assim basta verificar com a contabilidade qual o CFOP valido para estes produtos dessa nota e fazer a alteração e salvar.

  • Erro de “CSTs” de itens da nota de “Entrada”.

 

 

Como podemos observar na imagem acima, os erros de CSTs (Situação tributária), são erros no registro 54, ou seja, quando ocorrer erro no CST de um item da nota, não será mostrada a data de entrada da nota, como nos erros anteriores, sendo possível identificar, nesse caso, apenas o número da nota! Tal fato se dá porque este erro não afeta o registro 50, não dando a opção de data como nos erros anteriores.

Para corrigir este erro, basta acessar o Sistema Satwin, ir no menu (Estoque) > (Entrada) > (Altera Nota), colocar a data do mês inicial/final, localizar o número da nota e alterar o CST incorreto. (Imagem Abaixo)

 

  

  • Erro de Nota fiscal de entrada duplicada.

 

 

Como o próprio erro quer dizer, foram lançadas duas notas no Sistema com as mesmas informações! Como podemos identificar na imagem, o erro lhe informa a data e número da nota. Nesse caso, basta localizar as notas no Sistema Satwin no menu (Estoque) > (Entrada) > (Mercadorias).

 

 

Clicar em “Localizar”.

 

 

Selecione a data desejada e clique em “Executar”. Assim todas as notas do dia serão informadas na tela. Basta você localizar uma das notas que estão repetidas, e dar dois cliques.

 

 

Clicar em “Nota” com um ícone da “lata de lixo”, para excluir essa nota do Sistema.

  • Erro de CNPJ ou Inscrição estadual do Fornecedor da nota de Entrada.

 

MUITO IMPORTANTE!

CASO O CLIENTE UTILIZE O APLICATIVO “IMPORTA DANFE” E A FERRAMENTA “TIPO DE MOVIMENTAÇÃO”, DIFICILMENTE IRÃO OCORRER OS ERROS DO REGISTRO 50 E 54 EM RELAÇÃO AS NOTAS DE ENTRADA DE MERCADORIA.

CONSULTE O SUPORTE PARA ATUALIZAR O SISTEMA SATWIN PARA A VERSÃO 5.2 E FAZER AS INSTALAÇÕES E CONFIGURAÇÕES PARA SE UTILIZAR O APLICATIVO “IMPORTA DANFE” E A FERRAMENTA “TIPO DE MOVIMENTAÇÃO”.

 

REGISTRO 60

A função do Registro 60 é informar as operações e prestações realizadas com os documentos fiscais emitidos por equipamento emissor de cupom fiscal (ECF). O registro 60 se dividido em vários subtipos. São eles:

Registros que são referentes as informações das reduções Z(s)

  • Registro 60M (Mestre) - Este registro contém informações de identificação do equipamento emissor de cupom fiscal do estabelecimento informante.
  • Registro 60A (Analítico) - Este registro contém informações dos totalizadores parciais das máquinas ativas no dia. No final do dia é identificada cada Situação Tributária, de cada ECF.

Registros que são referentes aos cupons fiscais emitidos

  • Registro 60I (Item) - Este registro contém informações a respeito de cada mercadoria, produto ou serviço constante do documento fiscal. Este registro é opcional, ficando sua adoção a critério das unidades da Federação.
  • Registro 60D (Resumo Diário) - Este registro contém informações totalizadas por código da mercadoria, produto ou serviço registrado nos documentos fiscais emitidos no dia pelo ECF. Este registro é opcional, ficando sua adoção a critério das unidades da Federação.
  • Registro 60R (Resumo Mensal) - Este registro contém informações acumuladas por mês a respeito de cada tipo de mercadoria, produto ou serviço processado nos ECFs do estabelecimento informante.

 

  • Erro de COO inicial ou final da redução Z.

 

 

Como observamos na imagem acima, o erro em destaque (azul claro) se refere ao numero de ordem op. Inicial do dia, (COO inicial do dia). Para cada redução Z que estiver com erro, será gerado 1 erro para cada cupom do movimento do dia. Ou seja, para cada erro no registro 60M ou 60A ocorrerão vários erros no registro 60D ou 60I. Logo podemos entender que se corrigirmos o erro na redução Z, serão corrigidos automaticamente os erros dos cupons fiscais do movimento do dia.

Para corrigir estes erros temos que saber identificar qual data e Nº da ECF (Impressora fiscal), como observamos na imagem acima.

O procedimento a ser seguido será: acessar o Sistema Satwin no menu (Vendas) > (Cadastro de Redução Z), no campo “Ir para” preencher a data e clicar em ENTER (Imagem Abaixo).

 

 

Como já localizamos a redução Z incorreta, conseguimos observar que o campo “COO inicial” não esta preenchido. Para preencher o campo “COO Inicial” basta calcular o COO da redução Z do dia anterior + 1. Exemplo:

COO INICIAL = COO DA REDUÇÃO Z DO DIA ANTERIOR + 1

COO INICIAL = 382325 + 1

COO INICIAL DO DIA 01/04/2014 = 382326

 

  

Como podemos observar nos exemplos, o campo COO inicial é o COO final do dia anterior + 1, então quando ocorrer o erro ao contrário, ou seja estiver faltando o COO final, basta colocar o número do COO da própria redução Z do movimento do dia.

 

  • Erro de redução Z em branco no Sistema Satwin.

 

  

Este erro ocorre devido a uma rotina incorreta que se faz ao emitir redução Z no caixa. O sistema, após emitir a redução Z na impressora fiscal, fica travado para gravação das informações do dia no banco de dados, e muitos usuários ao verem a tela travada, desligam o computador, ou fecham o programa forçado, o que é incorreto!

Para corrigir esse erro deve-se apagar a redução Z em branco e lançar novamente com as informações que foram emitidas pela impressora fiscal.

Vejamos agora como lançar a redução Z no Sistema Satwin:

 

 

  

OBS IMPORTANTE!

EXISTEM VARIOS OUTROS ERROS NOS REGISTROS 60, POREM TAIS ERROS SERÃO REFERENTES AOS CUPONS FISCAIS. DESSA FORMA APENAS OS TECNICOS DO SUPORTE CONSEGUIRÃO IDENTIFICA-LOS E CORRIGI-LOS, POIS O USUARIO NÃO TERÁ PERMISSÃO EM ALGUMAS FERRAMENTAS DE REPARO DO SISTEMA. PORTANTO, É IMPORTANTE QUE EM TAIS OUTROS ERROS DO REGISTRO 60 O TÉCNICO SEJA COMUNICADO, ATÉ MESMO PARA QUE ELE VERIFIQUE SE JÁ HÁ ALGUMA NOVA VERSÃO DO SISTEMA QUE IMPEDIRÁ QUE TAIS ERROS VOLTEM A ACONTECER.

 

REGISTRO 75

A função do Registro 75 é fornecer as informações dos produtos que tiveram movimento no mês, (entrada/saída). Ou seja, os produtos que foram comprados para revenda, material de consumo, industrialização e etc., e também os produtos que foram vendidos e emitidos por cupons fiscais ou por nota fiscal eletrônica.

  • Erro de produto excluído do Sistema.

 

O erro acima é o único erro que pode ocorrer no registro 75, que é a exclusão de um produto no “cadastro de produtos” do Sistema. Nunca se deve excluir um produto do sistema, pois provavelmente já existiu algum movimento desse produto, tanto de entrada quanto de saída. Caso não queira mais utilizar um produto no sistema, deve-se desativá-lo no cadastro do produto. (Imagem abaixo)

 

 

Para corrigir este erro, é necessário a ajuda do suporte, caso não lembre pelo código do produto, qual é o nome e os detalhes do produto que foi excluído. Caso saiba tais informações, é só lançar o produto novamente com o seu código que estava anteriormente. 

 

Tags: Sintegra
Última atualização:
2015-01-02 12:33
Autor: :
Márcio
Revisão:
1.9
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