Como fazer o fechamento de caixa?


FECHAMENTO DE CAIXA

 

fechamento de caixa continua sendo uma das maiores preocupações de uma empresa, pois além de ser essencial para o controle do crescimento do negócio, qualquer erro pode prejudicar o futuro de uma empresa.

O fechamento deve ser realizado diariamente, de preferência quando a loja encerra o seu turno.

Os erros de fechamento de caixa também acontecem por falta de um treinamento dos funcionários por isso, é de extrema importância que seu funcionário esteja capacitado para operar no caixa. Acesse o passo a passo http://www.youtube.com/watch?v=sDkUmPpf6yU para aprender a operar no caixa.

Fique Atento! Pode haver também algumas divergências durante a contagem do caixa devido a vários motivos como troco incorreto, troca de mercadoria em que não houve baixa, erros, ausências de registros, entre outros.

É importante destacar o total em dinheiro e os comprovantes de todas as operações que realmente estão indo para a retaguarda, para facilitar a conferência.

Para auxiliar a sua empresa no controle correto do fechamento de caixa, uma das ferramentas do seu sistema MM retaguarda é o fechamento de caixa.

1-     Ao final do expediente, conte todos os valores e movimentações realizadas. O fechamento poderá ser realizado no momento em que a empresa encerra o expediente (fechamento total) ou na troca de turno (fechamento parcial).Acesse o menu Vendas > Fechamento de caixa

Atenção! Quando existe um formulário e comprovantes impressos para acompanhamento, simplificam o fechamento e a identificação de diferenças.

  • A Opção “Vale Ticket” permite conferir autenticidade de todos os vale tickets recebidos. 
  • A opção “Cupons sem Fechamento” acusa que em algum momento ocorreu irregularidades no caixa, pico de energia, falha de rede ou desligamento inadequado.
  • A opção “Lançar Financeiro” é usada para gravar os valores dos caixas já fechados e informa-los ao financeiro.
  • A opção “Calculadora” permite abrir a calculadora do Windows diretamente pelo programa.
  • No campo “Pagamentos”, informe o valor de pagamentos feitos neste caixa.

1-     No menu “Ferramentas”, use a opção “Resumo” para verificar todos os funcionários que operaram os caixas e também para ter uma visão resumida da movimentação do dia, selecione a data e clique no botão executar.

 

No Resumo do Sistema temos:

  • Apurado: Tudo que o sistema apurou de lançamento no sistema de caixa.
  • Informado: Tudo que foi informado pelo usuário no fechamento de caixa.
  • Acessando a barra lateral você verifica a situação do caixa se foi “fechado” ou se ainda esta “aberto”.

 Compare os valores informados com os apurados pelo sistema e identifique a diferença.,

  • Use a opção “Fechamento” para impressão do relatório de fechamento. O relatório traz também várias informações importantes. 

 

    • No relatório de “Diferenças”, pode-se visualizar o histórico de diferenças dos funcionários de caixa. Escolha um período e o funcionário desejado.
    • Para visualizar os pagamentos e sangrias feitas, escolha a opção “Pagamentos e Sangrias”.

     

    Dica:

    Durante a contagem podem aparecer algumas divergências devido a vários motivos, como: troco incorreto, troca de mercadoria em que não houve baixa, sangrias não registradas, ausências de outros registros etc. Justamente pelas divergências que podem ocorrer, é aconselhável que o fechamento de caixa seja feito no mesmo dia, para diminuir as chances de esquecimento do que foi feito durante o trabalho.

    Consulte nosso manual de ferramentas para conferência do fechamento de caixa e esclareça suas dúvidas. 

  • Marcio Goulart Jr

    (31)9122-5557

    megj2000@gmail.com

    Acesse meu Blog e deixe seus comentários

    www.marciogoulart.com.br

Última atualização:
2015-07-19 16:28
Autor: :
Stefane
Revisão:
1.6
Avaliaçãoo mídia:0 (0 Votos)

Pode Comentar este artigo

Chuck Norris has counted to infinity. Twice.