O que é CMV?


Custo de Mercadoria Vendida – CMV, cuja criação visa reduzir perdas e permitir melhor acompanhamento.  O foco é  a  identificação  e  correção  das diferenças de CMV Previsto e Realizado numa empresa de panificação.

 

Com isso, pretende-se  auxiliar  o  empresário a  realizar  melhor  seus  processos,  pois  toda empresa  deve  ter  controle  sobre  os  seus  resultados,  tanto  para  planejar  as  compras  quanto prever  as  futuras  vendas.  Esse  controle  é  possível  através  do  Resultado  Operacional.  O “Controle de Apuração do Resultado Operacional Mensal” deve ser preenchido rigorosamente e com análise constante para que uma padaria seja bem administrada.

 

Através do Resultado Operacional é que se define o Lucro da empresa. Assim, são essenciais para seu  cálculo  os  valores  das  Vendas  (Faturamento),  Custo  Variável  (CMV),  Custos Operacionais. Assim é extremamente importante sua análise para que se possa medir o Índice de Quebras  e  Falhas  Operacionais  da  empresa,  principalmente  para  se  avaliar  a diferença entre o CMV Previsto (Orçamento) e o CMV Realizado.

 

DETECTANDO OS PROBLEMAS

A previsão do CMV ocorre de acordo com  a composição das vendas da empresa, ou seja,  a  composição  das  vendas  na  produção  e  revenda,  o  mark-up  médio  dos  grupos  de produtos, determinando o percentual de CMV Previsto para a empresa.

 

Para realizar as análises do CMV é importante considerar que o:

 

• CMV Ideal para uma padaria com venda direta ao consumidor deve ser de 28% (no máximo 30%) na produção própria. Para produtos de revenda é ideal um CMV de  68%  (considerando  o  máximo  70%).  Já  para  padarias  que  trabalham  por atacado o CMV ideal deve ser de 45% para produção própria. Ressaltamos que a composição do mix dos produtos e os mark-ups influenciam nesse resultado.

 

• CMV  acima  do  previsto  significa  que  seu  consumo  irá  ser  maior  do  que  foi planejado.  Pode  estar  relacionado  com  mark-ups  inferiores  ao  definido  para  o departamento, desperdícios na produção, desvio de produtos ou mercadorias, preço do  custo  da  receita  defasado,  desvio  de  dinheiro,  compras  mal  planejadas  e realizadas; as margens mínimas do departamento ou produto não correspondem ao previsto,  há  falhas  excessivas  nos  processos  administrativos  e  de  produção, desvios por parte dos clientes, produtos vencidos não reembolsados.

 

• CMV  muito  abaixo  do  previsto  não  é  considerado  normal,  devido  ao  custo  de matéria-prima  e  das  perdas.  Se  ocorrer,  pode  significar  que  o  empresário  está vendendo produtos acima do previsto (produto muito caro), sendo um dos fatores o mark-up superior ao definido para o departamento. Podem ser identificados como influenciadores  também  os  erros  de  lançamento  no  sistema  ou  até  mesmo  a apuração errada dos dados. Portanto, a diferença considerada aceitável entre o CMV Previsto e o Realizado é de até 2% da Venda Bruta para Revenda, e no máximo 3% da Venda Bruta para Produção Própria. Então, o controle do CMV e sua comparação entre Previsto e Realizado serve para diagnosticar alguns dos diversos problemas na padaria. Se o nível está acima dos parâmetros aceitáveis, é hora de rever os processos e controles executados.

 

Diferenças entre CMV Previsto e CMV Realizado

 

Os proprietários devem estar cientes de que essa é uma área crítica, com efeitos diretos sobre o quadro de resultados financeiros. Para acompanhar bem e evitar que haja diferenças entre o que foi previsto e o que aconteceu, é preciso seguir a movimentação dos produtos e os processos desenvolvidos (como as entradas e saídas de produtos), tanto de Produção Própria quanto  de  Revenda.  E  ainda,  verificar  a  movimentação  de  valores  (dinheiro,  cartões  de crédito, recebimento de clientes, etc).

 

Fonte

Tags: CMV
Última atualização:
2015-06-28 18:21
Autor: :
Márcio
Revisão:
1.1
Avaliaçãoo mídia:0 (0 Votos)

Não pode comentar este artigo

Chuck Norris has counted to infinity. Twice.

Registros nesta categoria

Tags